Se queremos perder peso é muito importante que prescindamos do açúcar refinado e o substituímos por mel. Um copo de água com mel e canela em jejum também nos ajudará a emagrecer.

Muitos não creem que seja possível usar o mel para perder peso. O mais comum para alguém que deseja emagrecer é eliminar ou reduzir ao máximo as coisas doces. No entanto, a prática de substituir o açúcar refinado por mel para adoçar chás e comidas mostra que é uma realidade desfrutar de um sabor rico e ao mesmo tempo cumprir com o objetivo de alcançar uma linda silhueta com produtos naturais.

Vantagens do mel sobre o açúcar

Podemos usar o mel para perder peso porque tem algumas calorias a menos do que o açúcar (21 contra 16 por colher de chá), também é mais doce, por isso que precisamos de menos, para conseguir o sabor doce que tanto gostamos, o que dá como resultado uma menor ingestão calórica.

Ao contrário do açúcar comum, cuja única função é dulcificar sem fornecer nenhum valor nutricional, o mel não só é atrativa pelo seu sabor agradável, mas que traz vitaminas, sais minerais e aminoácidos. Além disso, possuir propriedades terapêuticas e inúmeros benefícios para a saúde, entre eles, diminuição do estresse, regulação do sono, prevenção de doenças respiratórias e efeitos relaxantes.

Ao contribuir para a realização de uma noite de sono mais reparador e a diminuição do stress e da ansiedade, é menos provável de cair na tentação do “lanche” para as noites ou a sensação de muita fome ao acordar. É bem conhecido que existe um vínculo direto entre o aumento de peso, os fatores que causam estresse e falta de sono.

Mel para perda de peso e outros benefícios

Uma importante vantagem desse alimento é que se absorvido com maior lentidão do que o açúcar, o que o torna ideal para aquelas pessoas que realizam atividade física, por poupá-los de experimentar uma súbita “subida” de energia para depois perdê-la rapidamente. É aconselhável consumi-la em quantidades moderadas antes e depois do treino, já que ajuda a manter estabilizados os níveis de glicose longo de toda a jornada e a transforma em um alimento ideal para melhorar o desempenho e prevenir a fadiga.

Ao consumir mel é menos provável infringir a dieta, já que proporciona uma melhor sensação de satisfação e um menor desejo de consumir outros alimentos doces e ricos em gorduras e calorias.

Opções para perder peso com mel

Uma receita muito conhecida e recomendada de mel para perda de peso é beber água com canela e uma colher de sopa de mel em jejum. Você também pode optar por comer uma maçã em fatias, acompanhada de queijo cottage e meia colher de chá de mel para adoçar como snack entre refeições. Se você quiser um café energético prepara aveia natural com leite e mel.

Para conseguir os efeitos desejados e aproveitar ao máximo todos os efeitos positivos da mel, é necessário prescindir do açúcar refinado e substituí-lo por este adoçante, que promete uma melhor qualidade de vida e uma importante contribuição para uma melhor saúde.